MINHAS METAS
  • Problematizar acerca de como transformar dificuldades em oportunidades de negócios.
  • Buscar inspirações e significados do empreender a partir de histórias de sonhadores e visionários.
  • Vivenciar a aplicação de uma ideia empreendedora a partir de estratégias motivacionais. 
  • Refletir sobre os principais desafios do ato de empreender. 
  • Aprender sobre empreendedorismo com os grandes teóricos e empreendedores de sucesso no decorrer da história. 
  • Desenvolver competências e habilidades para criar negócios inovadores e utilizar estratégias criativas. 
  • Avaliar as condições para implementar novas oportunidades e superar os desafios.

Inicie sua Jornada

Iniciaremos a nossa jornada sobre empreendedorismo conhecendo o início da carreira empreendedora de Carla, um início com muitos desafios a serem superados. Aprenderemos como superar estes e outros desafios por meio de planejamento e muito controle. Vamos juntos!

Cansada de trabalhar em empregos sem perspectiva de futuro, Carla sempre quis abrir o seu próprio negócio, pois sonhava em empreender. Acostumada a fazer salgados para festas, sua mãe a ensinou a fazer empadas e coxinhas e, de tanto praticar, tinha se tornado muito boa. Apesar de vislumbrar uma possibilidade de ganhar dinheiro fazendo esses salgados para venda, Carla não sabia como fazer desta atividade um negócio próspero, financeiramente, uma vez que, no bairro onde morava, outras pessoas também produziam salgados. Já não bastasse a concorrência local, existiam também, as empresas que já estão estabelecidas no mercado.

Como Carla poderia competir? Como Carla poderia tirar uma boa renda para sustentar sua família e ainda fazer o negócio crescer? Estes questionamentos são desafios que empreendedores em todo Brasil enfrentam. Durante a nossa jornada, reflita sobre como usar estratégias apresentadas no decorrer do curso para superar estes desafios.

Vivemos em um mundo que muda constantemente e de forma cada vez mais intensa. Negócios grandes ou pequenos que possuam por trás gestores com mentalidade de rigidez estarão fadados a fracassar em sua jornada. Todo aquele ou aquela que deseja empreender em alguma área deve estar apto a desenvolver o seu perfil como empreendedor para se tornar cada vez mais eficiente. 

Habilidades, como criatividade, liderança, organização e controle são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio e precisam ser desenvolvidas constantemente. Portanto, a educação e o desenvolvimento profissional são fatores chaves para o empreendedorismo.

a educação e o desenvolvimento profissional são fatores chaves para o empreendedorismo

PLAY NO CONHECIMENTO

Ter boas ideias é fundamental para a criação de um novo negócio, porém até grandes ideias podem fracassar se não houver uma boa execução e, para isso, é preciso que o empreendedor entenda a importância do planejamento. Vamos escutar o Podcast para entendermos melhor.

Conteúdo de áudio/vídeo não patrocinado. Esse recurso utilizará seu pacote de dados (ou wifi) para ser exibido.

Olá, estudante! Grandes ideias podem surgir a partir de poucos recursos. A capacidade de pensar de forma criativa e persistente pode levar a soluções inovadoras que oferecem o máximo de benefícios com o mínimo de recursos. Por exemplo, a invenção da lâmpada de Thomas Edison foi um grande avanço que mudou a forma como vivemos. Ele conseguiu isso com apenas alguns materiais básicos e a força de sua mente criativa. Imagine as limitações tecnológicas enfrentadas por Thomas Édison, em 1879, mas, com o uso da criatividade e do conhecimento conseguiu revolucionar a história da humanidade.

Tudo que conhecemos e usamos hoje foi inventado por pessoas com algum tipo de limitação. A tecnologia da informação evoluiu ao longo dos anos e nos proporciona, hoje, acesso a um banco infinito de informações sobre como fazer para empreender com boas ideias em meio a recursos limitados. Toda grande ideia, toda inovação parte de algo que já existe e, com criatividade, é possível transformar algo que já existe em algo inovador.

No início da tecnologia de informação tudo que se tinha eram computadores simples, hoje, mediante ferramentas, qualquer pessoa tem acesso ao desenvolvimento de aplicativos complexos. Cada nova invenção facilita a vida das pessoas e coloca como base muitas possibilidades de melhoramentos. E muitas dessas invenções foram criadas com muito menos recursos financeiros e menos conhecimento do que temos hoje à nossa disposição.

Não há limites para o que pode ser alcançado com poucos recursos. Se você tiver uma grande ideia, não deixe que a falta de recursos seja um impedimento. Com a força de sua mente criativa e o uso de materiais básicos, você pode desenvolver e empreender com inovação e muito sucesso.

Empreender com pouco dinheiro, contudo, é uma tarefa bastante desafiadora, mas não impossível. Muitas pessoas sonham em começar seus próprios negócios, mas não têm recursos financeiros suficientes para investir em grandes projetos. No entanto existem algumas estratégias que você pode adotar para ajudar a vencer o desafio de empreender com pouco dinheiro.

Primeiro, você deve definir claramente o seu objetivo como empreendedor ou empreendedora, ou seja, onde você quer chegar com a sua empresa. Algumas reflexões são imprescindíveis: quanto você quer vender no primeiro ano? O que você precisa de estrutura física ou de tecnologia? Também é importante que você estipule um orçamento. Decida o quanto você pode gastar para começar e quais gastos são essenciais e quais podem ser adiados. Concentre-se em gastar seu dinheiro, de forma eficaz, focando em produtos e serviços que trarão os melhores retornos e de forma mais rápida.

Uma atividade importante que você precisa fazer antes de começar um negócio é pesquisar o mercado onde pretende atuar e criar uma estratégia de marketing eficaz. É preciso identificar quem é seu público-alvo e quem são seus concorrentes e como você pretende se diferenciar deles. Um bom diferencial lhe ajudará a ganhar a preferência de clientes onde já existam concorrentes. Empresas com pouco orçamento precisam aproveitar ao máximo as oportunidades de marketing digital gratuitas, principalmente, as diferentes formas de atuação nas mídias sociais. Uma boa presença nas diferentes redes sociais promoverá publicidade e engajamento para o seu negócio.

Não esqueça, negócios com pouco orçamento precisam estimular ideias criativas para divulgação de produtos e serviços. Um anúncio criativo no Instagram tem mais potencial de chegar a mais clientes do que qualquer anúncio em rádio e televisão, e o melhor é que depende apenas de uma boa ideia. Empreendedores precisam sempre estimular a criatividade.

Outra forma de aproveitar uma divulgação gratuita é a famosa publicidade boca a boca. Ninguém vende melhor o seu produto ou serviço do que um cliente satisfeito. Invista em um bom sorriso, um bom atendimento durante e após uma venda, busque fidelizar o seu cliente para que volte sempre e faça a publicidade do seu produto ou serviço de forma gratuita.  

Invista seu tempo em instrumentos de marketing digital, aprenda como usar a página de anúncio no google (GÚGOL), facebook (FEICEBÚQUI) e instagram. Você pode alcançar seu público-alvo investindo pouco. 
Além do marketing digital, busque formas de atuar com outras empresas e organizações mediante parcerias estratégicas. Considere diferentes formas de parcerias com outras empresas para promover seus produtos ou serviços. É possível trabalhar com indicações e descontos especiais com outras empresas, lembre-se que estratégia é a chave para a vitória.

Busque, também, influenciadores digitais da sua região, tente montar alguma parceria criativa, mediante troca de serviços ou algum valor diferenciado para apoiar o seu negócio. É importante refletir sobre o custo e os possíveis benefícios desses tipos de parcerias. 

Podemos dizer que as estratégias de marketing digital é o braço direito do empreendimento com pouco recurso, e o braço esquerdo é a gestão. Lembre-se de que onde os recursos financeiros são limitados, cada custo deve ser planejado e otimizado. É preciso usar a criatividade para pensar em formas e processos de administrar uma pequena empresa de forma enxuta. 

Portanto, você deve usar os recursos disponíveis para economizar dinheiro. Por exemplo, use o trabalho freelancer (FRÍLANSSER) ou o trabalho voluntário em vez de contratar empregados permanentes. Existem sites especializados que oferecem mão de obra qualificada para serviços temporários. Esses sites podem oferecer uma ajuda muito grande nas atribuições administrativas de um negócio que está apenas começando e que possui recursos financeiros limitados!

Se você tiver que adquirir algum estoque, saiba comprar com estratégia também. Tente obter descontos de todas as formas, seja em compras em grande escala seja um estoque em forma de comodato. Comprar de forma inteligente pode garantir um início de empreendimento com as contas no verde.

Nunca esqueça: negocie com fornecedores para obter melhores preços. Negocie, negocie e negocie!
Em qualquer negócio e com mais ênfase, empresas que estejam começando com recursos financeiros limitados, o planejamento é o fator determinante de sucesso. Tudo que vemos reflete a principal fase de implementação de um negócio, a fase do planejamento. Quando se planeja, se economiza. Aprender quando se erra, ou seja, desperdiçar dinheiro que poderia ter sido economizado. Então, invista tempo e recursos em planejamento antes de iniciar um negócio, desenvolva sua qualificação para adquirir novas competências, estas atitudes farão a diferença no seu negócio.

Finalmente, você deve estar preparado para trabalhar duro e ter paciência. Empreender não é fácil, mas com foco, motivação e persistência, você pode ter sucesso com pouco dinheiro. A chave é nunca desistir, mesmo quando as coisas parecem difíceis. Se você seguir essas estratégias, poderá ter sucesso em sua jornada empreendedora.

Baixe o podcast em palavras

O empreendedor precisa ser criativo para encontrar soluções com poucos recursos, e a inovação é a chave para realizar um projeto de um negócio que possa atender às expectativas de seus clientes.

VAMOS RECORDAR

Antes de começar um projeto ou uma fase importante de vida, é necessário possuir um foco e um propósito. Segundo Duarte (2007), um propósito de vida pode ser definido como o sentido ou a razão de ser da nossa existência, aquilo que nos motiva e nos dá alegria, que nos faz sentir úteis e realizados. Mas como descobrir o nosso propósito de vida? E como vivê-lo no dia a dia? Estas são questões que envolvem autoconhecimento, reflexão, escolhas e ações.

Para empreender, é necessário ter coragem e propósito de vida para começar algo do zero, principalmente, com tantos desafios. A chave para superar esta barreira está na busca por boas ideias e saber como as colocar em prática. Para tanto, cabe ao empreendedor ter disciplina, persistência e foco para transformar uma boa ideia em algo real e lucrativo.

Desenvolva seu Potencial

O Que é Empreendedorismo?

Para o início da nossa jornada, devemos conhecer as principais definições de empreendedorismo mediante alguns simples questionamentos. O termo empreendedorismo tem sua origem na palavra em inglês Entrepreneurship, que significa, em tradução livre, “uma pessoa que assume riscos e começa algo novo”. Começar algo novo demandará criatividade e visão para analisar e identificar oportunidades no mercado (MACHADO; MARTENS; KNIESS, 2023).

Existem vários outros conceitos que buscam explicar esta atividade econômica, outro conceito apresenta o empreendedorismo como um processo de criar e executar um plano de negócio voltado para o lançamento de um novo produto ou serviço (CORCINO et al., 2022). Como um processo, o empreendedorismo envolverá a identificação e a exploração de oportunidades de negócios, tomada de decisões e assunção de riscos (AUDRETSCH; MOOG, 2022). 

Portanto, empreender envolverá, também, a capacidade de gerir recursos limitados, criar um ambiente de trabalho eficaz e encontrar formas de crescer e expandir a empresa em meio a desafios.

Empreender demandará os aspectos: criar, inovar, começar algo novo e assumir riscos

Entre outros conceitos para o empreendedorismo, Barreto (1998, p. 190) descreve que “empreendedorismo é a habilidade de criar e constituir algo a partir de muito pouco ou de quase nada”. Esta definição é bastante útil para compreendermos melhor como o empreendedorismo se origina. Empreender demandará os aspectos: criar, inovar, começar algo novo e assumir riscos. Portanto, a essência do empreendedorismo está centrada na identificação e no aproveitamento de novas oportunidades que exigirão recursos ao mesmo tempo que demandar que o empreendedor assuma riscos. 

Tais riscos, porém, precisam ser calculados e administrados a cada processo e desenvolvimento do negócio. Ao compreender o impacto dos riscos na criação de novos negócios, o empreendedor desenvolverá maturidade para tomar decisões mais eficientes e eficazes. O risco está sempre presente na atividade empreendedora, e cada empreendedor vê o risco como uma barreira desmotivadora para continuar em frente (CORCINO et al., 2022).

ZOOM NO CONHECIMENTO 

Vamos diferenciar a atividade empreendedora e a atividade empresarial? Para o senso comum, as palavras empreendedor e empresário podem significar a mesma coisa ou serem sinônimas, porém, para muitos autores, são coisas distintas. Um empreendedor pode não ser um empresário, e um empresário pode não ser um empreendedor.

Isso se deve à essência da atividade de empreendedorismo. Quando buscamos a inovação, por meio de um novo produto, um novo serviço, quando usamos a criatividade para gerar uma ideia para um negócio, estamos falando de empreendedorismo (DORNELAS, 2021). 

Já, a atividade empresarial, está relacionada à gestão, administração de um negócio ou de uma carreira. Um empresário pode agir como um empreendedor, quando busca novas formas de atuação da sua empresa. Um empreendedor pode tornar-se um empresário quando transforma sua ideia em uma empresa e assume um papel de gestão (LEITE, 2017).

Portanto, a forma de administrar um negócio possui uma diferença significativa quando o empreendedor possui um propósito bem definido. Ao atuar exclusivamente como administrador do seu negócio, o gestor terá uma motivação focada em gestão. Ao assumir um papel de empreender em novas áreas, a motivação cotidiana terá um diferente foco na empresa. Identificar qual é o perfil influenciará na motivação necessária para o sucesso de uma empresa.

O que motiva os empreendedores?

Antes de nos aprofundarmos em fatores que podem motivar ou desmotivar empreendedores, precisamos entender melhor como funciona o processo de motivação. Apesar da motivação ser um objeto de estudo da área de psicologia, os conceitos de motivação são amplamente utilizados na administração, principalmente com foco no comportamento do consumidor, gestão de pessoas e na tomada de decisão. 

A palavra motivação tem sua origem no latim motus actionis, que pode ser traduzida, de forma livre, como o movimento de uma ação e a razão para um indivíduo tomar determinada ação (LEITE, 2017). Para Duarte (2007, p. 3),

de modo geral, motivação é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a um comportamento específico. Esse impulso à ação pode ser provocado por um estímulo externo (provindo do ambiente) e pode também ser gerado internamente por processos mentais do indivíduo.

Empreendedores são motivados, diariamente, para ingressarem ou desistirem da atividade. Entretanto, embora a desistência possa ter em suas origens as dificuldades e as barreiras que aparecem no caminho, existem vários motivos que podem levar uma pessoa a buscar a atividade de empreendedorismo. Estes incluem:

  • Desejo de ter o seu próprio negócio, de criar algo.
  • Possuir maior controle sobre a sua vida cotidiana.
  • Aumentar a sua renda.
  • Sentir-se realizado.

Por vezes, a motivação de empreender pode ser influenciada simplesmente pela necessidade de mudar de carreira ou de lutar por algo em que acredite valer a pena. Contudo, entender como a motivação é atuante nas tomadas de decisões de uma pessoa pode ampliar o conhecimento que o empreendedor possui em relação ao seu comportamento diante de situações de risco. 

A motivação é influenciada e, ao mesmo tempo, influenciadora de atitudes de indivíduos e pode ser formada pelo conjunto de valores que uma pessoa possui. Estes valores são fundamentais para explicar o comportamento diante de diversas situações. Consequentemente, a motivação investigará como um empreendedor ou empreendedora responderá diante de desafios. Vamos ver como isso funciona na prática?

Voltemos ao nosso caso de estudo. Carla, empreendedora, é uma pessoa que acredita no trabalho duro e na dedicação. Seu lema é: nunca deixar para depois o que precisa ser resolvido hoje. Desde muito cedo, Carla aprendeu com sua mãe que, para fazer os melhores salgados, precisava se dedicar em buscar novas receitas e sempre trabalhar com amor e atenção aos clientes.

VOCÊ SABE RESPONDER?

Qual perfil vocês acham que Carla terá como empreendedora? Será ela uma pessoa que entregará as ações à procrastinação e menosprezará a importância de atender bem um cliente? Será que Carla se dedicará ao seu negócio ou fará os salgados de qualquer jeito?

Quando prestamos atenção no conjunto de valores e comportamento que Carla possui como pessoa e que foram transmitidos pela educação recebida por sua mãe, estes valores servirão como base para o funcionamento do seu próprio negócio. Portanto, os valores e os comportamentos de cada pessoa influenciam na motivação em que o empreendedor se dedica aos seus próprios negócios.

Pelo conjunto de valores da Carla, é possível concluir que a sua atitude como empreendedora será de uma pessoa que evita procrastinação, atende bem aos seus clientes e se dedica inteiramente ao seu negócio.

Quais são os seus valores? Possuir valores bem definidos influenciará na motivação, de forma determinante, para que o empreendedor consiga ter sucesso no desenvolvimento de seu negócio. A motivação influencia uma pessoa a planejar e a focar no desenvolvimento de seus objetivos e suas metas. Uma pessoa motivada possui mais determinação para construir e aprimorar seus planos e sonhos. 

Como uma forma de autoconhecimento, ao entender como a motivação interna atua, o empreendedor consegue compreender, também, as mudanças no seu meio e reagir de forma adequada para o seu negócio. Consequentemente, a motivação fornece o incentivo necessário para que o empreendedor se mantenha focado diante de decisões importantes e criativas a serem tomadas diante de desafios enfrentados no negócio (CORCINO et al., 2022). 

INDICAÇÃO DE LIVRO

SOBRE O LIVRO:

O livro trata de tópicos relacionados à criatividade, à motivação, à inovação e ao empreendedorismo em um contexto digital. Nesta obra, o autor Felipe Chibás Ortiz apresenta que é possível desenvolver soluções criativas em meio a desafios na atividade empreendedora, trazendo casos de sucesso e empreendedores renomados. Uma ótima leitura para empreendedores que precisam de exemplos de motivação para o sucesso.

A motivação, conforme Botvinick e Braver (2015) afirmam, pode ser influenciada de acordo com o grau de importância que um indivíduo atribui à recompensa almejada. Uma pessoa pode se sentir motivada em passar longas horas se dedicando ao seu negócio se julgar que a recompensa a ser obtida vale a pena pelo esforço desprendido. 

Da mesma forma, se o empreendedor julgar que o seu esforço não está valendo a recompensa a ser obtida, ele se sentirá desmotivado em continuar a exercer a atividade. Por conseguinte, entender o seu conjunto de valores e fazer uma análise pessoal constante que engloba esforço, riscos e recompensa podem ser fundamentais para você entender seus limites e seus gatilhos de esforço motivacional.

EM FOCO

Estudante, temos uma ótima oportunidade para você. Convidamos você a assistir ao vídeo Empreendendo Sonhos, que aborda como transformar suas ideias em um negócio. Esperamos que aproveite e se inspire!

Conteúdo de áudio/vídeo não patrocinado. Esse recurso utilizará seu pacote de dados (ou wifi) para ser exibido.

Quais são os principais tipos de empreendedorismo?

Após entender a importância da motivação para empreender, podemos conhecer um pouco mais sobre os tipos de empreendedorismo que podem ser exercidos e como esta atividade está presente em nossa economia. A tipologia do empreendedorismo está longe de ser uma área que encontre concordância na literatura acadêmica. 

O tipo de empreendedorismo pode ser determinado de acordo com a origem e a motivação de empreender, que, segundo Gonçalves (2020), pode ser por oportunidade ou por necessidade. Já para Aragão, Braga e Viana (2021), o empreendedorismo pode ser dividido em cinco principais áreas: 

Envolve a criação de serviços e produtos que têm um impacto positivo na sociedade e envolverá a intermediação de comunicação entre comunidade, governo e setor privado. A operação de empreendimentos deste tipo é feita mediante o uso de modelos de parcerias. O objetivo destas organizações é o desenvolvimento de qualidade de vida nos aspectos sociais e ambientais.

Envolve a criação de negócios que sejam lucrativos para uma empresa já existente. Envolve a identificação de oportunidades e o desenvolvimento de um negócio dentro de uma empresa já atuante no mercado.

Envolve a criação de novos negócios, onde o empreendedor tem, como principal objetivo, o início de uma nova empresa voltada para satisfazer a necessidade de um público específico. A identificação de uma oportunidade é o ponto-chave para o empreendedor independente.

Acontece na identificação de uma oportunidade de negócio e, consequentemente, a criação de uma nova empresa voltada para exploração de atividade econômica identificada.

O empreendedor é motivado a empreender, devido à ausência de uma fonte de renda e se encontra em situação de ausência de emprego, buscando no empreendedorismo uma alternativa para sobrevivência.

Para que possamos exemplificar um destes tipos de empreendedorismo, trago a Rede Asta, que é um tipo de empreendedorismo social. Ela funciona como uma organização que promove o contato e o desenvolvimento profissional para pequenas empreendedoras. A Escola de Negócio da Rede Asta é voltada para o desenvolvimento de habilidades de gestão para mulheres artesãs em algumas localidades no Brasil. 

A organização teve seu início, em 2005, e, no decorrer de sua história, atua em mais de 234 cidades e já ajudou mais de 8.500 mulheres empreendedoras. A Rede Asta é um bom exemplo de organização de sucesso que atua no ramo de empreendedorismo social, utilizando a gestão de empresas com um impacto social. 

Independentemente da origem da motivação para empreender, a correta análise do negócio explorado pode ajudar o empreendedor a distinguir suas motivações e os caminhos que podem ser seguidos durante a jornada empreendedora.

APROFUNDANDO

Quais são os principais benefícios e desafios do empreendedorismo? Existem vários benefícios associados ao sucesso na atividade empreendedora como liberdade financeira, maior controle sobre a vida profissional, desenvolvimento da criatividade e, principalmente, a satisfação de ver a sua empresa crescer e gerar frutos. Um outro aspecto positivo, é a oportunidade do empreendedor de trabalhar em áreas que lhe interessam e que sejam do seu perfil. 

Embora existam muitas vantagens associadas ao empreendedorismo, também existem alguns desafios e riscos. Estes incluem a necessidade de gerenciar um orçamento apertado, lidar com a pressão de tomar decisões difíceis, encontrar e manter clientes fiéis e lidar com a competição. Além disso, empreendedores também precisam estar preparados para lidar com a incerteza e a possibilidade de fracasso (DORNELAS, 2021).

As empresas começam, de forma enxuta, e, geralmente, todas as funções exigidas na operação de uma organização (financeira, administrativa, comercial e social) são concentradas na pessoa do empreendedor. Imagine uma empresa de porte médio ou grande que, para funcionar, precisa de setores e departamentos específicos para lidar com aspectos financeiros, contábeis, comerciais, operacionais e ainda gerir pessoas. As empresas pequenas, ainda que de forma menor, proporcionalmente, possuem as mesmas necessidades que são concentradas e exercidas na pessoa do empreendedor (CORCINO et al., 2022).

Portanto, é fundamental para o sucesso que o empreendedor sempre busque o autodesenvolvimento profissional, mediante cursos, oficinas e palestras que possam aprimorar suas competências, principalmente, como gestores.

O DESAFIO DE COMEÇAR UM NEGÓCIO COM POUCO DINHEIRO

O início de um negócio é sempre a fase mais desafiadora, uma vez que, ao começar suas atividades, um negócio possui escassez de recursos financeiros, pessoas, tecnologia e processos. Como já vimos, todas as funções de uma empresa estão concentradas no empreendedor, porém existem estratégias e instrumentos que podem facilitar a vida do empreendedor.

Tais estratégias e instrumentos requererão o desenvolvimento de competências, como análise e reflexão sobre o ambiente interno e externo do negócio. Para entendermos como podemos iniciar um negócio usando a criatividade e poucos recursos, precisamos aprender sobre os diversos aspectos que envolvem o funcionamento de uma pequena empresa e, principalmente, o mercado em que ela está inserida. Para tanto, usaremos uma estratégia poderosa em abertura e gestão de empresas, o marketing digital.

Marketing digital: uma estratégia criativa para superar desafios

Antes de começar qualquer negócio, é necessário determinar qual é o público-alvo do serviço ou produto que está sendo ofertado. É possível delimitar um público específico, como determinado grupo demográfico ou um público-alvo em uma área geográfica específica. 

Após delimitar o que a empresa venderá, como venderá e para quem, o empreendedor deve definir uma estratégia de marketing para determinar como deve ser a sua participação no mercado, ou seja, seu posicionamento diante dos concorrentes e como será a sua presença em mídias sociais. Portanto, o planejamento de marketing deve incluir a atuação em mídias sociais, anúncios on-line e promoção de engajamento com o público-alvo (COLAUTO et al., 2022).

O planejamento de marketing deve ter uma atenção especial por parte do empreendedor, pois é um dos fortes pilares que sustentam qualquer negócio de sucesso. Em negócios que estão começando com limitações financeiras, o marketing digital é uma ferramenta muito importante para fazer a empresa crescer e prosperar (MORAIS; BRITO, 2020).

O marketing digital é um planejamento estratégico que usa os meios digitais para promover produtos ou serviços. É uma das melhores maneiras de alcançar mais pessoas de forma rápida, de baixo custo e acessível. O empreendedor deve usar a criatividade para planejar como atuará de forma on-line, e o marketing digital fornece estratégias para o planejamento e o posicionamento de uma empresa (pequena, média ou grande) diante do seu público. Vamos conhecer algumas estratégias de marketing digital:

Em português, tradução livre, esta estratégia consiste na otimização dos mecanismos de busca. Segundo dados de 2021, o Google processou, em média, 8,5 milhões de buscas por dia. Uma ferramenta poderosa, o Goodle Ads permite que o microempreendedor consiga participar de forma mais expositiva nas buscas por produtos e serviços no Google. Quando digitamos uma busca, o Google coleta estas informações e nos mostra empresas que podem suprir a nossa necessidade. Geralmente, as pessoas escolhem as primeiras opções demonstradas na tela. Estas posições podem ser adquiridas por valores relativamente baixos, porém, é um investimento que pode aumentar as vendas de uma empresa (DAS, 2021). 

Consiste no anúncio de produtos e serviços mediante o envio de e-mails para um grupo de pessoas em específico ou em geral. Esta ferramenta é muito utilizada por empresas que desejam alcançar um volume grande de pessoas com baixo investimento. Esta modalidade permite que o empreendedor divulgue os seus serviços sem precisar contratar empresas para isso.

As mídias sociais são plataformas que permitem que usuários compartilhem, criem e interajam com diferentes conteúdos, comunidades e serviços. Como instrumentos de divulgação, oferecem diversas possibilidades, como a criação de novas conexões, a obtenção de informações e, principalmente, a promoção de produtos e serviços para públicos segmentados. O uso das mídias sociais tem crescido, exponencialmente, e já são utilizadas por milhões de pessoas em todo o mundo. As plataformas mais populares incluem o Facebook, o Twitter, o Instagram e o YouTube (MORAIS; BRITO, 2020).

É uma forma de comunicação que usa conteúdos informativos, educacionais, divertidos e interessantes para atrair e manter o interesse do público. Como a comunicação é direcionada a um público específico, as empresas conseguem direcionar, de forma mais eficaz, os seus esforços de marketing, otimizando, assim, o seu retorno sobre o investimento. Mediante o desenvolvimento de conteúdo relevante para o público-alvo, as empresas criam um relacionamento de fidelização com os clientes por conta do conteúdo enquanto anunciam seus produtos e serviços (REZ, 2017).

É uma estratégia de marketing moderna que envolve celebridades, influenciadores e outras figuras públicas para promover produtos, serviços e marcas. Esta estratégia é uma ótima forma de alcançar um novo público, expandir o conhecimento da marca e aumentar vendas. Para esse tipo de estratégia, não é necessário que o influenciador seja muito famoso, mas, sim, conhecido e engajado. Basta que o empreendedor avalie o alcance e o público-alvo, ou seja, se o público-alvo está concentrado em uma localidade específica, influenciadores que possuam muitos seguidores e sejam conhecidos naquela localidade podem ser uma opção criativa de divulgação do produto ou serviço (BARREIRO; DINIS; BREDA, 2019). 

O uso desta última estratégia, baseada em influenciadores, tem crescido, pois é ótimo para se conectar com diferentes grupos demográficos e ajuda a superar o problema da saturação de anúncios tradicionais e excessivos.

Um ponto que merece atenção, no caso da estratégia de Search Engine Optimization, é a forma como produtos e serviços são apresentados em pesquisas de sites, como Google e Bing, que podem levar o consumidor a dar preferência a certas empresas. É imprescindível saber como usar a otimização em mecanismos de busca, como estratégia para dar maior visibilidade ao seu site ou sua loja virtual. 

EU INDICO

Vejamos a importância da implementação e do desenvolvimento de estratégias de marketing digital em pequenos negócios. Assista ao vídeo sugerido.

Conteúdo de áudio/vídeo não patrocinado. Esse recurso utilizará seu pacote de dados (ou wifi) para ser exibido.

O objetivo principal do marketing digital é ajudar as empresas a aumentar a conscientização de marca e obter mais leads de vendas. É uma ótima maneira de alcançar um público mais amplo e ao mesmo tempo mais segmentado. O uso de marketing digital ainda proporciona a uma construção mais dinâmica nos relacionamentos com clientes existentes e em potenciais. (BARREIRO; DINIS; BREDA, 2019).

Ao usar o marketing digital, as empresas podem criar campanhas segmentadas e personalizadas para seus clientes. Isso ajuda a criar uma experiência única para os clientes, aumentando a eficácia das campanhas. Além disso, o marketing digital oferece uma ferramenta de análise para que as empresas de todos os tamanhos possam mensurar os resultados das campanhas, principalmente para empresas pequenas em início de funcionamento, pois é acessível e pode ser usado em orçamentos apertados.

Uma empresa que faz uso do marketing digital é a Amazon, uma gigante do comércio eletrônico que utiliza estratégias de marketing digital para alcançar e engajar seu público-alvo. Por meio do uso de anúncios on-line, redes sociais, e-mail marketing, otimização de mecanismos de busca e outras táticas digitais, a Amazon promove seus produtos e serviços de forma eficaz, alcançando consumidores em todo o mundo.

Não se esqueça de que uma estratégia de marketing digital é uma ótima maneira de gerar mais exposição para o negócio e alcançar novos clientes. As ferramentas demonstradas, quando bem utilizadas, geram um grande impacto positivo nas receitas de empreendimentos e são formas criativas para negócios que estão iniciando. Na figura a seguir, podemos ver todas essas estratégias:

Figura 1 - Instrumentos de marketing digital

Fonte: o autor.

Descrição da imagem: temos cinco blocos unidos, um abaixo do outro, com textos dentro, como em uma lista. De cima para baixo, temos os textos: Otimização de Mecanismos de Buscas (SEO); E-mail Marketing; Mídias Sociais; Marketing de Conteúdo e Marketing de Influenciadores. Na lateral direita dessa lista, temos a representação de um foguete espacial colorido, decolando. Fim da descrição.

Voltemos ao caso da Carla. Ela sabia como elaborar deliciosos salgados, porém como ela poderia se destacar diante da concorrência? Como ela poderia elaborar uma estratégia de marketing para tornar seus produtos conhecidos? Conforme o conteúdo que já vimos até agora, quais estratégias você recomendaria?

INDICAÇÃO DE FILME

Joy: o nome do sucesso

O filme Joy: o nome do sucesso conta a história de Joy Mangano, uma empreendedora que teve que vencer inúmeros obstáculos para ter o seu negócio lucrativo. Enfrentando uma sociedade machista, Joy tenta conciliar sua vida de inventora e empreendedora com os seus demais papéis sociais. Iniciar um negócio com poucos recursos exigiu de Joy dedicação e motivação extraordinárias.

A gestão eficiente como fundamento para economizar e gerar recursos financeiros

A ideia de empreender com poucos recursos é uma proposta ousada por apresentar diversos desafios que muitos empreendedores consideram difíceis de superar. Entretanto, todo negócio de sucesso teve um início com bastante dificuldades e limitações. Portanto, as dificuldades existirão não importando o tamanho do caixa de uma empresa. 

Sob esse aspecto, o uso estratégico e criativo do marketing possibilitará uma grande alavancada em qualquer negócio. Contudo, sem uma gestão correta e eficiente, qualquer negócio pode fracassar por mais promissor que seja.

sem uma gestão correta e eficiente, qualquer negócio pode fracassar

Conforme Farah, Cavalcanti e Marcondes (2020) afirmam, a administração de uma empresa é formada por diversos processos e, quando pensamos em gestão, podemos especificar as principais atividades de um gestor em: 

É a principal atividade de uma organização, pois tudo tem o seu início no planejamento. Na definição de objetivos e no plano de como os atingir, o empreendedor começa a trabalhar com ações no presente para alcançar determinado lugar no futuro.

A organização envolve a escolha dos recursos que serão utilizados, definição do papel de cada colaborador que trabalhará na empresa e quais atividades estão dentro de uma empresa que auxiliará na conclusão dos objetivos.

Este papel é fundamental para o empreendedor conduzir sua equipe em direção aos objetivos da empresa.

O controle é fundamental para o acompanhamento das atividades e dos resultados. É importante medir o resultado e sua conformidade com o que o empreendedor planejou.

Estas quatro atividades formam um ciclo contínuo e constante e devem sempre ser alteradas quando o gestor achar necessário. Observe a figura a seguir:

Figura 2 - Ciclo das funções de administração

Fonte: o autor.

Descrição de imagem: na imagem, temos um fluxograma em esquema de blocos formando um círculo com quatro palavras. Na parte superior, temos o bloco com o texto Planejar, seguindo da direita para a esquerda, em sentido horário, temos, Organizar, Dirigir e Controlar. Entre os blocos, temos setas conectando-os e direcionando uma relação rotativa. Fim da descrição.

Para negócios que possuem poucos recursos, algumas atividades e funções devem ser focadas, em especial, o planejamento. Um negócio, ao iniciar suas atividades, precisa ter seus processos simplificados e econômicos. Nesse momento, o empreendedor deve focar em algumas atividades, em específico. Segundo a definição de Dornelas (2021):

Antes de começar a empreender com poucos ou muitos recursos, é importante que se faça um planejamento. Planeje, planeje e planeje! Defina um objetivo claro para o seu negócio e estabeleça metas realistas. Isso ajudará saber para onde o negócio está indo e o que precisa ainda fazer para chegar nos objetivos traçados. É muito importante fazer uma análise de mercado externo para identificar as oportunidades e as ameaças para o negócio.

Uma das principais etapas, ao empreender com poucos recursos, é a pesquisa de mercado. Uma estratégia de marketing muito importante, a pesquisa é uma etapa crítica para ajudar a desenvolver ideias e entender como os consumidores veem seu produto ou serviço. Faça pesquisas para entender melhor o mercado e as necessidades dos seus clientes. Esta etapa deve incluir levantamento de informações de fontes externas, como levantamento de dados em órgãos e sites, levantamento e análises de concorrentes, pesquisa de opinião, além de outras fontes de informação.

Após o planejamento e a pesquisa, é hora de começar a executar o seu plano. Tome decisões baseadas nos achados da pesquisa de mercado, ou seja, o seu produto ou serviço possui uma boa aceitação pelo público? O preço está conforme a sua estratégia e seus custos? Esta etapa exige criatividade e habilidade para aproveitar os recursos que você tem. Desenvolva estratégias eficazes para promover seu negócio, como vimos anteriormente nas estratégias de marketing digital.

Enquanto estiver executando o seu plano e, até mesmo, após, é importante monitorar os resultados obtidos tanto resultados que envolvam grandes objetivos traçados no planejamento quanto atividades cotidianas. Receitas, despesas, fluxo de caixa, tempo de atendimento, satisfação de cliente, mensure tudo que envolva o seu negócio. É importante monitorar o progresso da empresa para ver se está alcançando seus objetivos. Esta etapa é importante para que você possa ajustar suas estratégias e redefinir suas metas. Isso o ajudará a otimizar seu uso de recursos e a maximizar seus resultados.

Em nosso estudo de caso, Carla já pode contar com estratégias de marketing digital. No entanto, que processos administrativos você poderia recomendar para que ela iniciasse seu negócio de salgados? Quais dos processos e das atividades vistos você conseguiria construir para o negócio? 

Empreender com poucos recursos é possível se você desenvolver habilidades para o seu negócio e seguir as etapas certas. Faça um planejamento detalhado, pesquise informações, busque conhecimento, crie estratégias eficazes e monitore seu progresso. Estas dicas e orientações o ajudarão a criar grandes ideias com poucos recursos.

EU INDICO

O site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conhecido como IBGE Cidades, é uma excelente fonte de pesquisa sobre municípios onde se pretende abrir algum negócio. Acesse o site para pesquisar e verificar informações sobre o local a fim de construir sua estratégia de marketing.

Um exemplo de empresa que transformou problemas em grandes oportunidades é a Netflix. Inicialmente, a Netflix era um serviço de entrega de DVDs pelo correio, nos Estados Unidos. No entanto, com a ascensão da era digital e a popularização do streaming, a empresa percebeu que seu modelo de negócios estava ameaçado.

Em vez de resistir às mudanças, a Netflix decidiu abraçar a nova tendência e se transformar em uma plataforma de streaming on-line. Esta transição permitiu que a empresa expandisse seu alcance globalmente, oferecendo um vasto catálogo de filmes e séries diretamente aos dispositivos dos assinantes.

Ao antecipar as mudanças no comportamento do consumidor e inovar, a Netflix conseguiu transformar um problema em uma grande oportunidade. Hoje, a empresa é uma das líderes mundiais no mercado de streaming de conteúdo, revolucionando a forma como as pessoas consomem entretenimento.

Novos desafios

Empreender com poucos recursos exige criatividade, dedicação, comprometimento e muito trabalho. No entanto, é possível construir um negócio viável e bem-sucedido, mesmo com recursos limitados. Lembre-se de que grandes empresas também tiveram um começo cheio de desafios e, para ter sucesso, o conhecimento e a aprimoração são requisitos básicos.

Neste tema, falamos sobre formas criativas de uso de estratégias em processos e atividades para começar um negócio com poucos recursos. Entretanto, essas estratégias servem para gestores em geral, o mercado de trabalho sempre valorizará profissionais que sabem identificar oportunidades de negócios, utilizam ferramentas de marketing digital e sabem usar processos e técnicas de gerenciamento de negócios.

Apesar do desafio ser maior para empreendedores, reflita que todas as empresas atuam com limitações de recursos, portanto, profissionais criativos que saibam usar ferramentas estratégicas para superar desafios, terão sempre um lugar garantido no mercado de trabalho.

Para o empreendedor, o uso da tecnologia é muito importante para aumentar a produtividade e melhorar os resultados financeiros. O marketing digital traz soluções criativas para quem quer alcançar resultados com poucos recursos. Portanto, o empreendedor deve aprender a otimizar os seus poucos recursos para maximizar o ganho financeiro.

VAMOS PRATICAR?

Chegou o momento de testar o conhecimento adquirido até aqui! Para isso, por favor, participe da autoavaliação que preparamos especialmente para você. São apenas 3 questões e ao final um feedback.

Como uma atividade importante para economia de todo país, o empreendedorismo é estimulado pela administração pública pelo seu potencial em desenvolvimento de soluções, empresas e postos de trabalho. Entretanto, na essência da atividade empreendedora, a criatividade pode ser um poderoso instrumento para inovação.

Com base no exposto e na forma como a criatividade pode auxiliar o empreendedor, na criação e na gestão de um negócio, assinale a alternativa correta.

O risco faz parte de toda atividade empresarial. Na atividade empreendedora, o principal risco envolve o negócio fracassar ainda nos primeiros meses de abertura. Portanto, o risco deve ser mensurado e calculado para que o futuro dono de um negócio saiba como tomar decisões mais assertivas em relação à atividade em que deseja empreender.

Conforme o texto base, avalie as afirmativas a seguir:

I- A etapa cujo risco de abertura de um negócio deve ser identificado é a de controle.

II- O risco de abertura de um negócio pode impedir um empreendedor de prosseguir com o seu planejamento.

III- O risco de um negócio pode ter seu nível maior ou menor a depender da quantidade de informação que um empreendedor possui sobre a área em que deseja atuar.

É correto o que se afirma em:

A motivação pode ser definida como a força que move uma pessoa a tomar uma ação e pode agir como força motriz para mover empreendedores a superarem grandes desafios e de estar sempre buscando exercitar a criatividade para inovar. A motivação pode ter em sua fonte o conjunto de valores pessoais que estão presentes na vida cotidiana. Os valores pessoais representam crenças e princípios que guiam o comportamento e as escolhas de um indivíduo. Quando alinhados com os objetivos e as aspirações empreendedoras, esses valores podem ser uma fonte poderosa de motivação, impulsionando os empreendedores a seguir em frente, persistir diante dos obstáculos e buscar soluções criativas para os problemas.

Portanto, a motivação, alimentada pelos valores pessoais, desempenha um papel crucial no sucesso dos empreendedores, fornecendo a energia necessária para enfrentar desafios, exercitar a criatividade e buscar constantemente inovação, impulsionando, assim, o progresso e o crescimento nos empreendimentos.

Conforme o texto apresentado, assinale a alternativa correta.

REFERÊNCIAS

ARAGÃO, J. D.; BRAGA, F. L. P.; VIANA, F. D. F. Inovação e empreendedorismo: uma análise lexical a partir de estudos científicos internacionais e nacionais brasileiros (2015-2019). Research, Society and Development, v. 10, n. 6, 2021.

AUDRETSCH, D. B.; MOOG, P. Democracy and entrepreneurship. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 46, n. 2, p. 368-392, 2022.

BARREIRO, T.; DINIS, G.; BREDA, Z. Marketing de influência e influenciadores digitais: aplicação do conceito pelas DMO em Portugal. Marketing & Tourism Review, v. 4, n. 1, p. 1-19, 2019.

BARRETO, L. P. Educação para o empreendedorismo. Educação Brasileira, v. 20, n. 41, p. 189-197, 1998.

BOTVINICK, M.; BRAVER, T. Motivation and cognitive control: from behavior to neural mechanism. Annual review of psychology, v. 66, p. 83-113, 2015.

COLAUTO, R. D. et al. Os fatores críticos de sucesso como suporte ao sistema de inteligência competitiva: o caso de uma empresa brasileira. RAM - Revista de Administração Mackenzie, v. 5, p. 119-146, 2022.

CORCINO, K. F. et al. Impacto da educação financeira na motivação empreendedora de micros e pequenos empreendedores em Camaragibe - PE. Research, Society and Development, v. 11, n. 17, p. e26111738418-e26111738418, 2022.

DAS, S. Search engine optimization and marketing: A recipe for success in digital marketing. Boca Raton, EUA: CRC Press, 2021.

DORNELAS, J. Empreendedorismo transformando ideias em negócios. 8. ed. São Paulo: Empreende Editora, 2021.

DUARTE, N. O incrível poder da motivação. São Paulo: Editora Hagnos, 2007.

FARAH, O. E.; CAVALCANTI, M.; MARCONDES, L. P. Empreendedorismo estratégico: criação e gestão de pequenas empresas. [S. l.]: Cengage Learning, 2020.

GONÇALVES, V. Educação para o empreendedorismo e tecnologias associadas. Pedagogias Digitais no Ensino Superior, v. 8, p. 169-183, 2020.

LEITE, E. F. O fenômeno do empreendedorismo. São Paulo: Saraiva Educação SA, 2017.

MACHADO, D.; MARTENS, C. D. P.; KNIESS, C. T. Empreendedorismo Inovador: Proposição de um Framework Conceitual Integrativo. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, v. 9, n. 1, p. 41-66, 2023.

MORAIS, N. S. D.; BRITO, M. L. A. Marketing digital através da ferramenta Instagram. E-Acadêmica, v. 1, n. 1, p. e5-e6, 2020.

REZ, R. Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI. DVS Editora, 2017.